14 de jan. de 2010

Proficiência em Inglês/UFMT

    Estarão abertas, a partir do dia 18, as inscrições para exame de proficiência em inglês, para os cursos de pós-graduação stritu sensu da UFMT, nas áreas de Exatas, Ciências da Saúde e Ciências Humanas e Sociais. A prova tem duração aproximada de 3 horas, e a inscrição custa R$ 60,00. Trata-se de exame instrumental, apenas para habilidade de leitura e interpretação de texto científico de média complexidade. A publicação do edital completo está prevista para 18 de janeiro, no site da Fundação Uniselva, assim como inscrição e impressão de boleto.
    O uso de inglês em TI é obrigatório, e dado que o exame também se aplica à área de exatas, torna-se atraente para alunos de Sistemas de Informação. Vale lembrar que a disciplina de Inglês Instrumental pode ser cursada em outros cursos de graduação da UFMT, porém a matrícula é preferencial para alunos oriundos de cursos onde a disciplina é prevista na matriz curricular, o que não ocorre com a matriz de SI, portanto, cabe ao aluno gerenciar sua própria formação nesse campo, competência essencial para TI: buscar sempre aperfeiçoamento.
    Por isso, se você não vai viajar ou já retornou das férias, pode ser um bom modo de usar as férias. O estudo é mais tranquilo, sem pressão alguma de nota ou desempenho, e mesmo que seu inglês seja pouca coisa a mais que o "the book is on the mesa", sempre fica a experiência de ter participado do teste. Além disso, a aprovação no teste é pré-requisito de matrícula em todos os cursos de pós strictu sensu; mesmo que alguns cursos permitam espanhol ou francês, o inglês é língua oficial em TI. Daí ter uma idéia do teste desde agora é útil a todos que pretendem cursar pós.

Nenhum comentário: